MAX FACTOR O GÊNIO DA MAQUIAGEM



Muitos jovens não conhecem a história do criativo Max Factor , um judeu polonês, muito humilde, que aos 9 anos de idade, aprendeu a arte de fazer perucas, logo depois também a maquiagem . Tornou-se conhecido quando uma companhia itinerante de teatro usava os cosméticos da Factor para se apresentar para a nobreza russa.  E […]


Muitos jovens não conhecem a história do criativo Max Factor , um judeu polonês, muito humilde, que aos 9 anos de idade, aprendeu a arte de fazer perucas, logo depois também a maquiagem .

Tornou-se conhecido quando uma companhia itinerante de teatro usava os cosméticos da Factor para se apresentar para a nobreza russa.  E então a nobreza o nomeou  como o especialista em cosméticos oficial da família real e da Ópera Imperial Russa.
Depois de algum tempo, viajou com a família, na terceira classe de um navio, para os EUA., em 1902, onde a Factor teve um novo começo em St. Louis , Missouri .

Factor mudou com sua família para Los Angeles , Califórnia , vendo uma oportunidade de fornecer perucas feitas sob encomenda e maquiagem teatral para a crescente indústria cinematográfica. Inicialmente, ele estabeleceu uma loja na South Central Avenue, anunciando o negócio como “Anti-séptico Hair Store da Max Factor”. Fundando a Max Factor & Company em 1909, ele logo se tornou o distribuidor da West Coast de Leichner and Minor, dois dos principais fabricantes de maquiagem teatral. Pincel de graxa em forma de palito, embora a maquiagem aceita para uso no palco, não pudesse ser aplicada com suficiente finura, nem as cores eram apropriadas, para funcionar satisfatoriamente na tela durante os primeiros anos da produção cinematográfica.

 

Factor começou a experimentar vários compostos em um esforço para desenvolver uma maquiagem adequada para o novo meio de filme. Em 1914, ele aperfeiçoou o primeiro cosmético especificamente criado para uso em filmes – uma graxa mais fina em forma de creme, embalada em um frasco e criada em 12 tons graduados com precisão. Ao contrário dos cosméticos teatrais, não racharia.
Com essa grande conquista para seu crédito, Max Factor tornou-se a autoridade em cosméticos para a produção de filmes. Logo, as estrelas do cinema estavam ansiosas para experimentar a “maquiagem flexível”, enquanto os produtores de filmes procuravam as perucas de cabelo humano da Factor. Permitiu que as perucas fossem alugadas aos produtores de antigos faroestes , com a condição de que seus filhos recebessem partes. Os garotos assistiam as caras perucas.

A Factor comercializou uma variedade de cosméticos para o público durante a década de 1920, insistindo que toda garota poderia se parecer com uma estrela de cinema usando os cosméticos da Max Factor .

Nos primeiros anos do negócio, a Factor aplicou pessoalmente seus produtos a atores e atrizes. Ele desenvolveu uma reputação por poder personalizar a maquiagem para apresentar atores e atrizes da melhor maneira possível na tela. Entre seus clientes mais notáveis ​​estavam Ben Turpin , Gloria Swanson , Mary Pickford , Pola Negri , Jean Harlow , Claudette Colbert , Bette Davis , Norma Shearer , Joan Crawford e Judy Garland . Como resultado, praticamente todas as principais atrizes de cinema eram clientes regulares do salão de beleza Max Factor , localizado perto deHollywood Boulevard . O nome do Max Factor apareceu em muitos créditos do filme, e Factor apareceu em algumas aparições.

Ele se tornou cidadão dos Estados Unidos em 1916.

Em 1920, Max Factor cedeu à sugestão de Frank Factor e oficialmente começou a se referir a seus produtos como “maquiagem”. Até então, o termo “cosméticos” havia sido usado: o termo “maquiagem” era considerado usado apenas por pessoas no teatro ou de reputação duvidosa, não algo para ser usado na sociedade .

 

Max Factor faleceu aos 65 anos em Beverly Hills, Califórnia, em agosto de 1938 e foi originalmente sepultado no mausoléu de Beth Olem, no cemitério de Hollywood, em Los Angeles. Seus restos mortais foram movidos muitos anos depois para o cemitério Hillside Memorial Park, em Culver City , Califórnia.

 

A Academia de Cinema, Artes e Ciências apresentou Max Factor com um Oscar honorário em 1929 por suas contribuições para a indústria cinematográfica. Além disso, Max Factor é homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood .

 

 

 

 

 

 

As imagens acima são das divas do cinema americano,  clientes de Max Factor, nos anos 20/30.

Fonte : Wikipédia.

 

 

 

 

 

 

 


Tags:

Compartilhe:

Deixe seu comentário: