A Trajetória das Perucas



As perucas foram criadas a partir da necessidade de alguns povos de se proteger do frio e também por algumas questões de higiene. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens como para mulheres.       De acordo com pesquisas as primeiras perucas foram feitas com crina de cavalo e de […]


As perucas foram criadas a partir da necessidade de alguns povos de se proteger do frio e também por algumas questões de higiene. Os egípcios eram especialistas em fazer cabelos falsos, tanto para homens como para mulheres.

 

 

 

De acordo com pesquisas as primeiras perucas foram feitas com crina de cavalo e de bode. O acessório era adorado pelas mulheres romanas que gostariam ser loiras.

 

 

O século XVII é relacionado à época de ouro das perucas. Reis famosos como Luís XIII e Luís XIV, da França, e Carlos II, da Inglaterra, eram adeptos do acessório que, aos poucos, se tornou um objeto de prestígio entre a nobreza e uma das mais importantes peças do estilo masculino da época. Um cavalheiro não poderia sair nas ruas com os cabelos curtos. Em algumas classes, a falta da peruca era uma ofensa. A peruca era sinônimo de prestígio e elegância.

 

 

Nos anos 20 em Hollywood, surgiu um polonês, cujo o nome ficou conhecido no mundo dos cosméticos, era o maquiador das mais famosas estrelas da época. Ele começou à fabricar perucas para os atores de filmes faroestes americanos. Seu nome era Max Factor . Li  sua biografia O Homem que Mudou as Faces do Mundo. Que os cowbyos  dos filmes americanos, montados nos cavalos deixavam as perucas cair e os filhos de Max Factor , estavam prontos para pegar as perucas num cenário nas florestas….isso no início do século XX, com os primeiros filmes faroestes.

Max Factor ficou famoso com as perucas e maquiagens com as estrelas de Hollywood . E eram feitas moldagens em madeira para cada ator, atriz que iriam usar as famosas cabeleiras nos filmes.

 

Um cabeleireiro dos anos 30 em Hollywood, com uma peruca, na foto acima.

Judy Garland em O Mágico de Oz.

 

Peruca usada por Marilyn Monroe no filme Os Desajustados.

 

 

Barbra Streisand e o modelo usado em Hello Dolly

Os atores também na época usavam perucas, com cortes masculinos. Entre eles Frank Sinatra.

Foram poucos os atores que não usavam perucas nos áureos tempos do cinema americano.

E atualmente as perucas voltam ao sucesso depois de um período de preconceito, as famosas celebridades estão usando e fazendo sucesso.

 

 

 

E as perucas estão na moda ! Com cabelos humanos ou de fibra japonesa, de todos os tipos, rabos de cavalo, franjas….

As famosas full lace.

 

A famosa ,belíssima, atriz americana, Raquel Welch , sempre amou as perucas e tem atualmente uma fábrica com suas lindezas .

Então, gostaram ?

Vamos brincar em mudar o visual sem estragar as madeixas ?

Fontes : Wikipédia  – Cinema Clássico.

 


Tags:

Compartilhe:

Deixe seu comentário: